sexta-feira, 26 de outubro de 2007

ARVORISMO: A NOVA MODA RADICAL




Em Itacaré existe um novo esporte o arvorismo que é uma modalidade de esporte de aventura que consiste na travessia de pontes formando um percurso acrobático, interligado por plataformas fixadas nas árvores. Atividades como trapézio, teia de aranha, falsa baiana, tirolesas e outras são realizados a alguns metros de altura do chão.
Para exercitar o arvorismo, não é necessário ser atleta, precisa apenas muita disposição e coragem para superar os desafios. Com a supervisão de monitores treinados e o kit arvorismo (cadeirinha, cabo de segurança, mosquetão, polia e capacete), os aventureiros estimulam a capacidade individual, exercitando o corpo e a mente, desenvolvendo o equilíbrio interior e aliviando o stress diário através da adrenalina.
O traje devido para praticar o arvorismo é obrigatório o uso de tênis ou sandálias fixas nos pés e também recomendamos o uso de shorts ou bermudas, camisas ou camisetas e estar com cabelos longos presos e ter a partir de 1.45m.
Existem vários tipos de arvorismo que é contemplativo que nasceu na Costa Rica nos anos 80, esse percurso tem como principal objetivo a observação da natureza. O praticante caminha por passarelas protegidas por redes, que estão suspensas entre as árvores e o acrobático, neste tipo de percurso os praticantes precisam de um pouco mais de equilíbrio, coordenação e ousadia. Sempre presos a um cabo de segurança e utilizando equipamentos adequados, os praticantes caminham sobre cabos, se penduram em redes e deslizam em tirolesas. Esse tipo arvorismo nasceu na França no fim dos anos 90.

Nenhum comentário: